domingo, 7 de outubro de 2012

Redes

Um dos problemas (ou soluções?) de não colocar ponto final nos poemas é que eles nunca acabam! Como exercício do Tantas Letras, readequei o poema Murais de concreto (último post) em outro formato e acrescentei novos "personagens". Achei que se encaixou melhor nesse formato, mais próximo da prosa! Rebatizei ele como "Polaroid e Android". Vejam aí:



Polaroid e Android
(Lucas Bronzatto)


1. Segundo estudos, o Brasil é o 5º país mais conectado à internet do mundo. O percentual de brasileiros conectados aumentou de 27% para 48% de 2007 para 2011. As redes sociais contribuíram bastante para este aumento. Deste total, 38% entram na web diariamente e 87% semanalmente.

2. Luis Alberto não sabe ao certo a data de aniversário dos amigos que fez nos últimos anos. Sem lembretes virtuais não liga nem manda sua mensagem pré-fabricada, levemente personalizada. Mesmo gastando menos de meio minuto com as felicitações, não são todos os seus amigos que recebem seus calorosos cumprimentos. Alguns lembretes ele finge que não vê.

3. Sempre que chega em algum lugar diferente, Ana Paula Almeida tira foto. Faz check-in e publica logo de cara o que o olho viu apenas de relance. Fica tão preocupada se os outros vão curtir que não curte.

4. A palavra androide serve para designar qualquer ser que tenha a forma de um homem. Entretanto, por seu uso em várias obras de ficção científica, o termo passou a ser usado mais especificamente para descrever robôs com aparência humana. Como todo robô, os androides dependem de softwares para funcionarem. Android é o nome de um sistema de telefone celular que entre outras coisas permite a um ser humano estar conectado 24 horas à internet e entre outras coisas criou os Android-es, robôs de aparência humana que dependem de softwares para funcionarem.

5. Carlos Machado acha mais fácil saber da vida dos amigos pelas fotos do que perguntar. Além disso, não cumprimenta todos seus amigos virtuais quando os encontra no mundo real.

6. A leitura sempre foi o grande prazer de Michele Souza, mas desde que conheceu as redes sociais, tem utilizado todo seu tempo livre navegando na internet. Aos poucos foi perdendo o hábito de ler. A última parte que leu do último livro que não terminou foi a quinta frase da página 52.

7. Marília Nunes compartilha tudo com seus amigos. Compartilha mais e mais posts a cada dia que passa e menos e menos momentos reais a cada noite que perde.

8. Entre os 10% mais pobres da população brasileira apenas 0,6% tem acesso à Internet e entre os 10% mais ricos, 56,3% acessam a web. 13,3% dos negros usam a Internet e entre os brancos o percentual de uso é de 28,3%. Nas Regiões Sul e Sudeste a porcentagem da população que utiliza internet é de 25,6% e 26,6%, respectivamente e nas Regiões Norte e Nordeste 12% e 11,9%, respectivamente.

9. De 5 em 5 minutos Paulo Soares olha se tem alguma atualização nas suas redes sociais. Quando perguntado sobre o impacto disso em seu cotidiano, responde que quando quiser parar, ele para.

10. “Membro Fantasma” é um fenômeno que ocorre em algumas pessoas que sofreram amputação em algum membro do corpo. Sentem o membro perdido como se ainda estivesse ali, sentindo às vezes dores e sensações anormais.

11. Toda vez que Marcelo de Freitas esquece seu celular em casa, sente o telefone vibrando em seu bolso várias vezes ao dia e se apressa em olhar para conferir se é alguma mensagem importante. Mas o celular não está.

12. João Dias nunca fez piquete nem passeata nem ocupação mas compartilha muitas fotos e frases de luta. Sem sair do quarto faz história, é revolucionário de cadeira giratória.

13. Milton Santos foi um importante geógrafo brasileiro bastante crítico aos impactos nefastos da globalização nos países pobres. Falecido em 2001, previa que as novas formas de comunicação e difusão de informações seriam um grande instrumento para auxiliar nas transformações sociais do mundo nos próximos anos. Um auxílio virtual para as ações que aconteceriam no mundo real.

14. Sarau Solitário de Mural Virtual é o nome que Carla Faria dá à sua mania de declamar com os dedos trechos de poemas e músicas que tenham a ver com o que sente. Quase ninguém lê. Sempre diz que nasceu no tempo errado, lamentando que hoje em dia não existem mais saraus literários. Carla mora em São Paulo, capital.

15. Uma pichação em muro de uma grande cidade diz “estou farto dessa hipocrisia onde todo mundo é bonito, honesto, pensa nos outros, gosta de crianças, gosta de animais e cuida do meio ambiente”. E todo mundo que lê fica sem saber se o autor se refere a alguma rede social ou ao horário eleitoral.

16. O espetáculo da exposição tem mais público que estádio de futebol em final de campeonato. Status muito curtido é o que dá status.

17. Felipe Silva fica online todos os dias mas demora dias para responder e-mails, principalmente os que perguntam como vai.

18. Tanta gente preocupada em atualizar seus status e o status quo imóvel na linha do tempo.

19. “No que você está pensando?”

20. Quem você pensa que é?

21. Todos os dias o desenhista argentino Ricardo Liniers publica uma tirinha (ou um chiste como costuma chamar) em sua página na internet. De humor inteligente e grande sensibilidade, as tirinhas da série Macanudo são bastante compartilhadas nas redes sociais. Uma delas é uma conversa entre três pinguins e um deles diz para os outros dois: - “Não vão se esquecer de viver hein? Só isso que queria dizer, até mais”.

22. De repente me bateu uma saudade de prender foto com tachinha.

2 comentários: