quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Curriculum Verax


Curriculum Verax
(Lucas Bronzatto)

Eu é um outro (Rimbaud)

Desculpe não ter anexado uma foto
é que às vezes a gente vê mais com a imaginação
do que com os olhos
Meu rosto é comum
barba óculos cabelo curto nariz de batata olhos atentos

Tenho os sentidos aguçados
bastante permeáveis ao sofrimento do mundo
Vivo levando para o travesseiro dores que não são minhas
poemas que não chego a escrever

Ficarei muito feliz se puder trabalhar de chinelo
bermuda de surfista e camisa de time de futebol
ou qualquer outra roupa que não precise passar

Esse diploma de farmacêutico que vai anexo
conferiu-me um grau enorme de indignação
com a indústria farmacêutica e suas táticas de colonização
Resisto a uma dipirona como criança a um xarope

Minhas melhores referências não virão dos patrões
sempre acabo deixando transparecer
a indigestão que engolir hierarquias me causa
Como referências bibliográficas
cito os livros que ainda não li
e algumas tirinhas da Mafalda protagonizadas pelo Felipe

Da infância ligada no videogame
carrego essa ideia estúpida de invulnerabilidade
traduzida em convenientes anestesias na vida adulta
mas carrego também a capacidade de enxergar um continue
sempre depois de qualquer game over

Passei da fase de viver jogando
por isso não conte comigo para jogos de poder
Ambição e orgulho não foram salpicados na minha argila
Mas se ainda assim quiser jogar, te alerto de antemão
que sentirá primeiro aquela raiva infantil
que a indiferença causa nos adultos
depois colocará um chapéu de burro no meu peão
e me deixará rodadas e rodadas sem jogar
Ah, em jogos desse tipo meu peão é o branco
está sempre do lado dos outros peões
e leva dentro meus sonhos vermelhos
bem maiores que qualquer mesquinharia

Você talvez dirá que sendo assim
caminho rumo a lugar nenhum
e é exatamente lá que eu quero chegar
Se as pessoas fascinantes que conheci que são assim
e as que ainda não conheci
também têm como destino esse lugar chamado nenhum
quando chegarmos todos lá
vamos colocar na entrada uma placa
feita à mão com as palavras
bem vindo a um lugar onde gente é tratada como gente
vamos hastear nossas bandeiras
e construir no meio das árvores casas feitas de sonhos
tornados realidade

--

Mais um produto das oficinas literárias do Tantas Letras!  A proposta: escrever um poema com as coisas que ficam de fora de um currículo, inspirado pelo excelente poema de Wislawa Szymborska, Escrevendo um Currículo: http://naianaalberti.blogspot.com.br/2011/10/escrevendo-um-curriculo-wislawa.html

 --
Em outubro, O Outros Cantos Tortos fez um ano!! Agradeço a todos pelo apoio, comentários e recepção aos poemas! Tem sido uma experiência bem legal compartilhar os poemas aqui, publicamente. Seguimos de pé, cantando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário